logo

CARACTERISTICAS DOS SERVIÇOS

A PERIAGRO ao fim de 20 anos de operação (criada em 1997), construiu e desenvolveu uma metodologia de trabalho de campo, com base nos seguintes princípios:

A PERIAGRO pretende portanto continuar a desenvolver a metodologia traçada, apresentando-se no entanto em permanente atualização de métodos e de meios técnicos.

É neste sentido que desde a sua constituição, temos privilegiado aspetos de prevenção ao sinistro, como é o caso da “Prospecção”.

No que respeita à “formação de peritos”, esta tem por base uma formação teórica anual, apoiada num “Manual de Peritagem” elaborado pela PERIAGRO, para além da formação contínua ao nível das Zonas de Coordenação, com recurso a reuniões de periodicidade semanal.

Com o fenómeno atual de “Globalização”, fomos ao longo dos anos procedendo a uma aproximação e uniformização a metodologias internacionais de regularização de sinistros agrícolas. Foi neste sentido que a PERIAGRO se filiou no início de 2001 na AIAG - Association Internationale des Assureurs de la Production Agricole, participado regularmente em seminários e congressos internacionais.

A PERIAGRO dispõe ainda dum protocolo de colaboração com a AGROSSEGURO Espanhola, no âmbito do qual participou já em ações de formação de formadores e recorreu a troca de peritos.

No que respeita às novas tecnologias e informática, a PERIAGRO conta com um programa próprio para a elaboração de relatórios, que a partir de 2017 passou a dispor duma nova valência de adaptação a “tablets”, a qual permite ao perito dispor duma ferramenta no terreno, que regista e calcula contagens, determina prejuízos e efetua fotografias para incorporar no relatório.

1. Serviços a Apresentar

Os serviços de peritagem agrícola que constituímos e temos vindo a desenvolver ao longo dos anos, têm como principais características:

Os Técnicos/Peritos e Coordenadores Regionais ao serviço da PERIAGRO, foram selecionados com reconhecimento direto da sua competência. Para além disso, foi também considerada a sua eventual especialização em domínios mais restritos da agronomia.

Dentro desta linha, também o sistema de “Prevenção”, a que se convencionou chamar PROSPECÇÃO, se apresenta como um instrumento imprescindível no controlo da evolução dos estados fenológicos das culturas, conhecimento indispensável à correta destrinça entre danos cobertos e não cobertos pelas apólices de seguro.

Como é sabido, a reunião sistemática deste tipo de informação, requer um levantamento de dados realizado no terreno, de forma periódica e frequente, que só pode concretizar-se dispondo de uma vasta rede de informação organizada.

Como consequência da sua atividade e com o objetivo de proporcionar (em tempo) às Seguradoras suas clientes um serviço de informação de registo de dados, a PERIAGRO equipou-se, a partir de 2000, com um software especialmente desenhado para a regularização de sinistros agrícolas, que permite obter informação dos sinistros regularizados, nomeadamente taxas de sinistralidade e de risco

No plano técnico, portanto, o âmbito de atuação da PERIAGRO inclui:

Prospecção- (Serviço gratuito)

Análise de Riscos

Estudos e Pareceres Técnicos

Peritagem e Avaliação de Danos

Informação e Registo de Dados- (Serviço gratuito)

2. Âmbito Geográfico zonas de coordenação O âmbito geográfico da intervenção da PERIAGRO é o Continente Português. Para realizar eficazmente esta cobertura, o território foi dividido em 12 zonas (conforme mapa em anexo), tendo em conta as características e especificidade de resposta que estimamos necessária em cada uma delas; cada região dispõe dum técnico coordenador, coadjuvado por um amplo quadro de colaboradores técnicos, que asseguram as intervenções no terreno.