logo

TÉCNICAS DE PERITAGEM

PREÂMBULO

Como é sabido um dos aspetos fundamentais em que assenta a credibilidade e operacionalidade de qualquer ramo de seguros é a área da avaliação de sinistros.

Trata-se duma matéria muito sensível, já que o seu equilíbrio apenas se atinge com o rigor e a imparcialidade das avaliações, por forma a que o segurado se sinta justamente ressarcido dos prejuízos garantidos pela apólice.

Para este efeito, muito embora algumas situações em agricultura tenham, pela sua natureza, algum carácter de subjetividade, torna-se necessário garantir o mais possível que os Critérios e/ou metodologias de Peritagem estejam sujeitos a normas ou procedimentos padrão.

Não podemos no entanto deixar de referir, que para além dos aspetos e procedimentos técnicos indispensáveis, outros há, ao nível psicológico e do relacionamento humano, tão importantes como os primeiros; - é a este nível que se revelam as qualidades humanas, tais como o bom senso, a cortesia, a calma e a firmeza.

TÉCNICAS DE PERITAGEM

A importância do rigor na avaliação dos danos decorrentes de sinistros agrícolas, justificam plenamente a fixação de normas para a peritagem dos diferentes tipos de sinistros e culturas .

A PERIAGRO assim o entende, pelo que tendo em conta o conjunto de normas e procedimentos em vigor junto dos Seguradores membros da A.I.A.G. - (Association International des Assureurs de la Production Agricole), passou a adotar um conjunto de normas ou procedimentos semelhantes aos das entidades congéneres.

Esse conjunto de normas está detalhado no Manual de Peritagem elaborado pela Periagro, com acesso restrito aos seus colaboradores.

De forma resumida, apresentamos alguns conceitos genéricos desse normativo, bem como algumas ferramentas utilizadas:

A Amostra A amostra a considerar para efeito de avaliação e contagem, deverá ser simultaneamente significativa e de determinação expedita.

As Contagens O objetivo das contagens, é o de quantificar os diferentes graus de prejuízo, tanto quantitativo como qualitativo.

Este tipo de técnica tanto pode ser efetuado sobre:

Ferramentas de trabalho

Para efetuar qualquer tipo de contagens, as ferramentas básicas são simplesmente uma folha de papel e um lápis

A Periagro no entanto dispõe dum sistema próprio de gestão de sinistros, que no que respeita à peritagem permite correr em “Tablets”um programa especifico de calculo e contagens, por forma a simplificar o trabalho de campo.

A título de exemplo, mostramos dois “screens”, o primeiro para a cereja e o segundo para a alface, das diferentes aplicações de contagem de que dispomos.

A Periagro dispõe ainda, como ferramenta de trabalho, dum programa para a elaboração de relatórios, aplicável ao PC e ao Tablet, que permite proceder aos cálculos tanto no campo como em gabinete.

Esta ferramenta é de extrema utilidade, na medida em que sendo os prejuízos de diversos processos comutativos na obtenção do PMI, sem o recurso ao histórico dos processos anteriores, os cálculos seriam demasiado complexos

No exemplo, indemnização final (201,31 €) corresponde ao somatório das indemnizações de todas as verbas do processo.